VOCÊ SEMPRE ENCONTRARÁ O PRAZER DE ESTAR E DECIFRAR... UM LIVRE PENSAR...

quinta-feira

Nova Receita - Sopas de Norte a Sul - Imperdíveis

Especialidades de todo o Brasil para aquecer seu inverno

Receitas típicas de Norte a Sul do país espantam o frio e os males da saúde

A fim de variar o cardápio e dar proteção extra ao organismo na estação mais fria do ano, selecionei cinco receitas de sopas poderosas para você se deliciar neste inverno. Representantes das diferentes regiões brasileiras, as preparações típicas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul ainda dão um sabor especial às férias de julho, mesmo que você não saia de casa. (Esfriou? Aproveite para emagrecer)

Conte com a especialidade do Norte, por exemplo, para desfrutar de uma boa variedade de vitamina e minerais. O responsável por tais vantagens é o caranguejo, que entra em cena como um dos ingredientes principais do prato. (Peixes promovem uma onda de boa saúde ). Entre o time dos minerais que se destacam nos frutos do mar, fósforo, cálcio e fluoreto se encarregam de dar uma forcinha para manter os ossos e dentes saudáveis. Já para ajudar na produção de células sanguíneas, tecido conjuntivo e fibras nervosas, o cobre exerce seu trabalho.

O prato que representa o Nordeste brasileiro vem da Bahia. O feijão verde toma a frente dos demais ingredientes e, além de dar origem a um prato delicioso, soma poucas calorias (apenas 102 por porção). A leguminosa é rica em micronutrientes com ações antioxidantes, como os carotenos, a vitamina C e o ácido fólico, que protegem as artérias contra o acúmulo de gordura, deixando você livre das doenças cardiovasculares. (Alimentação reduz risco de doenças cardíacas em até 80%)

Outra sopa que ganha medalha na categoria leveza vem do Paraná, na região Sul. Com pinhão cru, a receita soma 98 calorias e muitos benefícios à saúde. Como todos os oleaginosos, o pinhão é capaz de reduzir o risco de males do coração em até 39%, se consumido cinco vezes por semana, já que aumenta o número de receptores de colesterol ruim (LDL) nas células. E que aliás é uma delícia!!!
Agora, vejam que receitas deliciosas que eu separei para vocês:
Norte

SOPA DE CARANGUEIJO DO AMAPÁ

Ingredientes:
¼ de xícara de azeite de oliva
4 dentes de alho espremidos
2 cebolas grandes cortadas em pedaços
½ kg de massa de caranguejo
1 pitada de cominho
6 tomates picados
5 batatas cozidas e espremidas
6 ovos cozidos e esmigalhados
¼ de xícara de azeite de dendê
2 vidros de leite de coco (500 ml)
½ xícara de azeitona verde picada
1 maço de cheiro verde ou coentro
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo :
Refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Junte o caranguejo, o cominho, o tomate e a pimenta do reino. Cozinhe até o tomate ficar macio. Junte a batata e o ovo. Acrescentar dois litros de água e ferver por 30 minutos. Adicionar o dendê, o leite de coco, a azeitona e o coentro. Sirva quente.

Rendimento: 12 porções

Nordeste


SOPA DE FEIJÃO VERDE DA BAHIA

Ingredientes:
200 g de feijão verde
2 batatas médias
1 cebola média 1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga light
Sal e água

Modo de Preparo :
Coloque numa panela água suficiente para a sopa, o azeite, a cebola, o sal e as batatas. Depois de cozinhar, passe pela peneira. Volte ao fogo e coloque o feijão verde picado. Cozinhe sem deixar amolecer.

Rendimento: 6 porções

Centro-oeste

SOPA CREME DE PIRANHA DO MATO GROSSO (Gente essa sopa é imperdível)

Ingredientes:
6 piranhas limpas
3 cebolas
2 pimentões
Sal e limão a gosto
5 colheres de sopa de molho shoyo
1 kg de mandioca ralada
1 maço de coentro
3 tomates
1 xícara de óleo

Modo de Preparo:
Corte as piranhas ao meio e tempere com sal e limão. Coloque o óleo em um caldeirão junto com as piranhas e refogue. Acrescente os temperos cortados em pedaços grandes. Coloque três litros de água e ferva até derreter a piranha. Coe e volte o líquido para o caldeirão. Coloque para ferver com a mandioca ralada e o shoyo, por 6 minutos. Apague o fogo, junte o coentro picadinho e tampe o caldeirão por alguns minutos. Sirva com torradas.

Rendimento: 15 porções

Sudeste

CALDO VERDE - RIO DE JANEIRO

Ingredientes:
1,5 litro de caldo de galinha
150 ml de azeite de oliva
1 kg de batata
250 g de couve
1 cebola grande
1 lingüiça calabresa
1 dente de alho
Sal

Modo de Preparo:
Pique a couve e a calabresa. Cozinhe e amasse a batata. Pique a cebola e o alho. Junte o caldo de galinha ao alho, à cebola, à batata e à metade do azeite e ferva por 10 minutos. Adicione a lingüiça, a couve e o restante do azeite e ferva por mais 10 minutos.

Rendimento: 8 porções

Sul

SOPA CREME DE PINHÃO DO PARANÁ

Ingredientes:
1 xícara de pinhão cru
1 litro de água
1 cubinho de caldo de carne
Limão, cebola e alho a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
Passe os pinhões, a cebola, e o alho no liquidificador, misturando um pouco de água. Coloque os ingredientes já triturados, o caldo de carne e o limão em uma panela com o restante da água, mexendo sempre. Sirva a seguir, regule o sal.

Rendimento: 4 porções

Gostaram??? Pois façam vocês não irão se arrepender. Se quiserem colocar mais temperos fiquem à vontade.

Fonte de pesquisa: MSN e Lulucha

Nenhum comentário: