VOCÊ SEMPRE ENCONTRARÁ O PRAZER DE ESTAR E DECIFRAR... UM LIVRE PENSAR...

sexta-feira

Fondue - Para Saborear Sem Pressa


Neste dias frios nada melhor do que convidar uns amigos e fazer uma deliciosqa Fondue. Humm, que delícia!!! Um bom vinho, uma boa musica e muito amor. Aliás, não se come uma Fondue se degusta e leva horas e horas para saborea-la, comer uma Fondue é um ritual, pois você começa às 9:00 da noite e papo vai, papo vem, dá uma paradinha, volta a comer e quando você vê já são 2:00 da manhã. Vamos ver como é que ele surgiu? Mas... não tenham pressa... a gente espera vocês terminarem!!!

A História da fondue
A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.


Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para agüentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.


A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.


Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.


Veja as diferentes fondues e algumas dicas:



  • Fondue de Carne
    Escolha as carnes com textura delicada e sem gordura aparente. O filet mignon é o mais indicado por causa da sua maciez. Limpe-o bem e corte-o em cubos ou tiras. Não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isso faria a carne soltar água e, conseqüentemente, o óleo iria espirrar.

  • Fondue de Queijos
    Se você fizer fondue em casa, os queijos mais indicados são Emmenthal, Bel Pease, Cheddar, Edam, Couda, Gruyére, Provolone (deve-se misturar com Emmenthal ou gruyére). Se a fondue engrossar, aqueça à parte um pouco de vinho (não use vinho muito doce para não empelotar) e despeje na massa sem parar de mexer. Se a fondue ficar muito mole, junte um pouco mais de queijo ralado até a massa encorpar.
  • Fondue Doce
    Além do chocolate, existem as opções caramelo e marshmallow.
    Receita de fondue de marshmallow
    Ingredientes
    2 xícaras (chá) de marshmallow, 1 bolo de chocolate (não muito mole).
    Modo de fazer
    Coloque o marshmallow em uma bandeja refratária e leve ao fogo em banho-maria por 3 minutos ou até a água ferver. Retire do fogo, transfira para a tigela da fondue e coloque sobre o fogareiro. Opte pelo fogareiro com vela embaixo e leve à mesa. Corte o bolo em pedacinhos, espete cada pedaço no garfo próprio de fondue e mergulhe no marshmallow. Se quiser variar, sirva com morangos.

Fonte: www.vesoloski.eti.br / Patchulla

Nenhum comentário: