A "Taxidermia" é a arte de montar ou reproduzir animais utilizando técnicas de preservação de sua pele, de seu plano e de seu tamanho, servindo como material didático e como ferramenta de educação ambiental.
Com esse propósito, os professores Sônia Pavei, Zenaide Topanotti e Ismael Dagostin desenvolveram o processo de taxidermia no Centro Educacional Satc, e em breve vão expor seus primeiros espécimes. "O resultado é tão positivo que os alunos pretendem participar de uma oficina, que será desenvolvida no laboratório de ciências", destaca a professora Sônia.
O processo é iniciado com a retirada da pele do animal, que posteriormente é colocada em solução de formaldeído, permanecendo por aproximadamente 15 dias. A etapa final é a montagem e secagem do exemplar, que geralmente é exposto em um ambiente simulando seu habitat natural.
A Taxidermia é uma técnica aplicada somente em animais vertebrados, unindo a Biologia, Química, Ecologia e Artes Plásticas, e seus registros mais antigos retomam ao império egípcio, a cerca de 2500 a.C.
Fonte de pesquisa: satc.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário